top of page

COPAÍBA APRESENTA BALANÇO DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM 2016

Assim  que  encerrou  o

ano 2016, a Copaíba rea-

lizou um balanço de suas

principais atividades pa-

ra  poder  compartilhar

com seus colaboradores

e apoiadores os resulta-

dos mais marcantes des-

se período.

 

Foi  um  ano  de impor-

tantes acontecimentos.

Começando pela mudan-

ça de endereço da sede

institucional  e  Viveiro

Florestal, que aconteceu

em  julho do ano passa-

do. De lá para cá, muita

coisa mudou na vida da

instituição e as adequa-

ções do novo espaço es-

tão   acontecendo  até

hoje.

 

Na  nova  sede há espa-

ço suficiente para ampli-

ar a produção das mudas. O novo viveiro tem área para dobrar sua capacidade de produção atual. E isso vai acontecendo ao longo do tempo, conforme a necessidade e as condições de ampliação.

 

Durante o ano de 2016, o Viveiro Florestal Copaíba, mesmo com a mudança e tendo que reduzir a atividade produtiva por alguns meses, produziu mais de 170 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A área nova de produção é mais arejada e permite o melhor desenvolvimento das mudas, que são produzidas com boa qualidade. Para cumprir essa maratona da produção, a equipe da Copaíba contou com a ajuda de três viveiristas e um coletor de sementes, além dos voluntários e estagiários que passaram por ali, deixando uma importante contribuição. 

 

Já o trabalho de sensibilização ambiental foi inovado, uma vez que a nova sede conta uma área de floresta nativa em formação. Essa reserva florestal que está completando 2 anos foi plantada pela própria Copaíba, e já está desempenhando seu importante papel na natureza, contribuindo para a conservação da água, da fauna, da flora e do solo.

 

Ao longo de 2016, a Copaíba realizou palestras, recebeu grupos de estudantes, realizou plantios educativos com diferentes grupos e públicos. No total houve a participação de 400 pessoas, entre estudantes, crianças, jovens e professores.

 

No setor de restauração florestal, o ano de 2016 foi dedicado principalmente às manutenções e monitoramento das áreas plantadas. Ao longo do ano mais de 50 hectares de florestas em formação receberam os cuidados necessários.

 

Nessas áreas, em que as mudas ainda estão crescendo, há necessidade constante de realizar o coroamento das mudas, a roçada do capim nas entrelinhas das mudas plantadas, o controle de formigas cortadeiras, a adubação das mudas, entre outras ações fundamentais que garantam o bom desenvolvimento das mudas no campo. Mais de 50 mil mudas foram plantadas e monitoradas nesse período. Essas áreas fazem parte de projetos que recebem recursos do Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, gerenciados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu.

 

Enfim, para desenvolver todo este trabalho é preciso mobilizar a sociedade, para isso a Copaíba desenvolveu ações de políticas ambientais, participando de reuniões, fóruns e colegiados federais, estaduais e municipais. Dessa forma a instituição pode contribuir para melhorias nas políticas ambientais aplicadas em cada município de atuação.

 

A Copaíba tem o prazer de compartilhar as conquistas e os desafios superados em 2016. O relatório anual completo estará disponível para consulta no site www.copaiba.org.br a partir de março de 2017.

Associação Ambientalista Copaíba
Estrada  Municipal da Pedra Branca s/n

Caixa Postal 133 - Socorro - SP

CEP: 13960-000 - Fone: (19) 9 9953 8382

E-mail: atendimento@copaiba.org.br

 

bottom of page