COPAÍBA FAZ MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE ÁREAS EM PROCESSO DE RESTAURAÇÃO
Depois

A recuperação de uma floresta ou “restauração florestal” é um processo lento e depende de conhecimento e experiência técnica nessa área para atingir bons resultados. Para dar início a restauração florestal é necessária primeiramente a preparação do solo e, na sequência, o plantio das mudas. Para isso, muitas outras atividades fazem parte dessas ações, como seleção das espécies mais adequadas para o plantio, controle de formigas cortadeiras, correção do solo, adubação das mudas, entre outras.
Mas dentro desse processo, o plantio é apenas o começo. “Não basta apenas plantar. A manutenção das mudas é fundamental para ter sucesso no plantio”, comenta Ana Paula Balderi, coordenadora da restauração florestal da Copaíba.
Além das manutenções, que são os cuidados pós-plantio, o monitoramento das áreas plantadas também faz parte do dia a dia desse trabalho. Periodicamente as áreas são visitadas especialmente para o acompanhamento da restauração florestal. É a partir do monitoramento que se faz a avaliação do desenvolvimento das áreas, se estão bem ou se precisam de outros cuidados.
No final do mês de julho esse monitoramento foi realizado em uma área parceira da Copaíba, com três anos e seis meses do plantio das mudas. De tempo em tempo a equipe técnica da Copaíba realiza essas visitas nas áreas que estão sendo restauradas. “Nessa fase da restauração, com mais de três anos do plantio, espera-se que a área esteja com uma boa cobertura. Isso significa que, no aspecto visual, a área já se assemelhe com uma floresta”, complementa a coordenadora Ana.
A área monitorada faz parte de um projeto que recebe apoio financeiro do FEHIDRO, “Restauração das matas ciliares de nascentes e cursos d'água III”, contrato 092/2011 – MOGI 294. Nessa área foram plantadas mais de 6.000 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica. A equipe técnica da Copaíba entende que num primeiro momento, a área está tendo um bom desenvolvimento. Foram observadas espécies de árvores que são consideradas mais sensíveis e de grande importância para a floresta que está se formando, como pitanga, canela e uvaia. Isso representa um bom resultado, é sinal que mais florestas estão se formando e sendo conservadas.