SÍTIO EM PEDRA BELA TERÁ 30 MIL METROS DE MATA ATLÂNTICA RESTAURADOS
As árvores estão crescendo perfeitamente no Sítio Monte Cristo, localizado no Bairro do Paiol das Telhas em Pedra Bela. A intenção é unir um remanescente de mata nativa com uma área já reflorestada no sítio vizinho e assim formar um fragmento maior de Mata Atlântica que possa regenerar-se e tornar-se um grande corredor ecológico. Corredores ecológicos são faixas de vegetação que tem por objetivo ligar dois fragmentos florestais separados, possibilitando a troca genética entre espécies e a dispersão das sementes, colaborando com a conservação da biodiversidade.
Este processo de restauração ambiental tem o patrocínio da Petrobras através do Verde Novo, executado pela Associação Ambientalista Copaíba, ONG que tem como missão a preservação e recuperação da Mata Atlântica, além de realizar trabalhos de sensibilização ambiental e atuar na elaboração de políticas públicas de defesa do meio-ambiente.
A restauração do Sítio Monte Cristo conta também com o apoio da Padaria Sartori, Empresa Amiga da Copaíba, que contribui financeiramente para a recuperação das propriedades rurais parceiras da instituição. Todo recurso investido pelas Empresas Amigas e Colaboradoras da Copaíba é revertido em mudas plantadas. No caso do Sítio Monte Cristo, das 5.200 mudas plantadas, 480 mudas foram custeadas pela Padaria Sartori.
Na última semana os técnicos da Copaíba estiveram na propriedade monitorando o desenvolvimento das plantas. “Toda a ação de restauração ambiental precisa ter um monitoramento constante, pelo menos nos dois primeiros anos, para garantir o sucesso do reflorestamento” – afirma Ana Paula Balderi coordenadora de restauração florestal da Copaíba.
Gabrielle Narce, responsável pelo Sítio, conta que após várias tentativas frustradas de reflorestar a propriedade, encontrou a Copaíba onde foi prontamente atendida, ganhando uma grande parceira para a realização deste grande sonho. “Nossa preocupação é com o futuro. Há quarenta anos frequentamos essa propriedade e ela ainda não conseguiu se recuperar da devastação sofrida. Nosso intento é contribuir para acelerar sua regeneração, protegendo as nascentes, a fauna e a flora” – completa Gabrielle.
Para maiores informações sobre o Verde Novo e as demais atividades desenvolvidas pela Copaíba entre em contato através do telefone (19) 3895-8382 ou então pelo e-mail atendimento@copaiba.org.br.