MAIS UMA IMPORTANTE RESTAURAÇÃO FLORESTAL ACONTECERÁ EM SOCORRO/SP, RECUPERANDO MAIS DE 100 MIL METROS QUADRADOS DE MATA ATLÂNTICA.
Através da união de esforços entre o proprietário rural e a Associação
Ambientalista Copaíba, mais um processo de Restauração Florestal
terá início em Socorro, restaurando mais de 100 mil metros quadrados
de Mata Atlântica no Bairro das Lavras de Baixo.
Uma realização que só é possível devido à sensibilidade e boa
vontade dos Engenheiros Agrônomos Rodrigo Binotti e Marcelo Duarte
e a capacidade de realização da Copaíba, que encontrou junto ao Fundo
Estadual de Recursos Hídricos o financiamento para executar mais este
importante processo de reflorestamento que plantará 12.600 novas
árvores na Fazenda Santo Antonio e cobrirá uma área equivalente a
mais de dez campos de futebol tamanho padrão.
O projeto que visa a recuperação de áreas degradadas, neste caso, tem
como principal objetivo a recomposição de matas ciliares, aquela que
ocorre nas margens de rios e mananciais, uma vez que a propriedade
possui dez nascentes e por dentro dela passam oito córregos afluentes do Rio do Peixe. A mata ciliar exerce grande papel na proteção dos cursos d’água e é fator fundamental para preservação da água, em quantidade e qualidade, no entanto que, a degradação da mata ciliar pode ser considerada como uma das principais causas da crise hídrica que o Estado de São Paulo vem vivendo.
A Fazenda Santo Antonio participa do projeto “Restauração das matas ciliares de nascentes e cursos d’água na bacia do Rio do Peixe”, aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu, com recurso do Fehidro, sob contrato Fehidro 292/2014, Código MOGI 417.
A Associação Ambientalista Copaíba desenvolve vários projetos que podem auxiliar na recuperação de áreas de mata ciliar, mas para que a ação se concretize é necessário que haja interesse e boa vontade por parte dos proprietários rurais. “Procuramos a Copaíba por conhecer a integridade desta instituição, da qual somos colaboradores, inclusive. Nosso objetivo principal é proteger as nascentes da Fazenda já que dependemos muito da água para o desenvolvimento de nossas atividades e também ampliar nossa reserva florestal para nos adequar ao CAR” - comenta Marcelo Duarte.
Para saber mais sobre os projetos de restauração florestal da Copaíba, entre em contato através do telefone (19) 3895-8382 , e-mail: atendimento@copaiba.org.br, ou faça uma visita à instituição situada à Rodovia Capitão Barduíno, 788, em Socorro-SP.
