JOVENS CHILENOS PARTICIPAM DE VIVĂNCIA NA COPAĂBA
Depois

JĂĄ nĂŁo Ă© a primeira vez que a CopaĂba faz
parte do roteiro de vivĂȘncias de jovens inter-
cambistas. Todos os anos, a instituição
recebe diversos grupos de jovens estudan-
tes estrangeiros que passam por diferentes
experiĂȘncias no Brasil, praticando o volunta-
riado - uma ação nobre que permite a troca
de conhecimento, aprendizados e ainda ajuda
uma causa socioambiental.
Mais um desses grupos esteve visitando a
CopaĂba. Oito jovens estudantes chilenos
vivenciaram pråticas da rotina da instituição
por dois dias. Eles vieram por intermédio da
Experimento Intercambio Cultural e Terra
Nativa Ecoturismo. Trata-se de uma iniciativa
educacional do municĂpio "La Pintana", uma
das comunidades mais vulnerĂĄveis da cidade
de Santiago. Eles foram selecionados e passa-
ram por entrevistas pessoais e provas, além de
exigir, como parĂąmetro decisivo para a
escolha, um desempenho escolar exemplar.
Os estudantes participaram de diversas ativi-
dades da CopaĂba, acompanhados pela Coorde-
nadora local do Programa em Monte Alegre
do Sul, Sharon Woodyatt Biffarate, e pela
lĂder do grupo, a chilena, Romina Pinto.
Durante a vivĂȘncia, todos eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo de produção de mudas e tambĂ©m participaram de atividades prĂĄticas em meio a reserva florestal da CopaĂba. Foi a primeira vez que o grupo participa de 100% das atividades na nova sede da instituição. âAinda hĂĄ adaptaçÔes a serem feitas tanto para as atividades do dia a dia, como a produção de mudas, assim como para as açÔes de sensibilização ambiental. Aos poucos vamos aperfeiçoando os espaços e a logĂsticaâ, comenta FlĂĄvia Balderi, SecretĂĄria Executiva da CopaĂba.
A coordenadora local, Sharon, que sempre acompanha as atividades com os diferentes grupos, ficou satisfeita com o resultado. âAcho que agora a vivĂȘncia estĂĄ completa. Todas as atividades podem ser feitas aqui e a organização ficou perfeita. Foi incrĂvel os ver caminhando entre as ĂĄrvores, como se estivessem desbravando o meio da floresta. Sentir isso in loco Ă© muito rico, principalmente para eles que vivenciam outra realidadeâ, comenta Sharon.
Para encerrar a vivĂȘncia, cada um dos estudantes plantaram uma ĂĄrvore nativa da Mata AtlĂąntica. Essa experiĂȘncia faz toda a diferença na vida deles. âEu nunca tinha plantado uma ĂĄrvore. A conexĂŁo com a natureza começou assim que passeamos pela floresta e ela foi completa com o plantio da muda. Foi maravilhoso!â, comenta Catalina Diaz Poblete, 16 anos.
A vivĂȘncia desses estudantes na CopaĂba, assim como as demais experiĂȘncias que eles tiveram no Brasil, marcam a vida desses jovens e eles levam consigo, a vontade de se tornarem pessoas que fazem a diferença. âAcho que se conectar com a natureza Ă© salvar o mundo de certa forma, pois isso leva Ă s pessoas a terem consciĂȘncia de si e da importĂąncia de cuidar da natureza e assim poder salvĂĄ-laâ, comenta Felipe Eduardo Toro Fiuca, de 16 anos da comunidade "La Pintana".
A CopaĂba recebe grupos na sede e viveiro para desempenhar seu papel de sensibilização ambiental e dar a oportunidade dos participantes vivenciarem essas experiĂȘncias.